Glossário da Arqueria
Nomes e referências para quem está chegando.
A
Ancoragem
Ponto de contato da mão que puxa a corda, geralmente no rosto ou em baixo do queixo. É uma da primeiras coisas que se aprende, uma vez que mão flutuando não te dá a consistência necessária para mirar. A mão realmente encosta no rosto. Quanto mais consistente, melhor, mas sem deixar a força do arco ser sustentada pela cabeça.
Normalmente, utilizamos como referência o indicador tocando o canto da boca. Esse ponto de referência também ajuda a alinhar a corda com o centro do olho de mira, o que ajuda a controlar a lateralidade. Outro ponto comum é a mão em baixo do queixo, com a corda tocando a ponta do nariz, o que dá mais pontos de contato no rosto e maior angulação na flecha.
G
Grains
Unidade de medida de peso dos elementos no arco. É utilizada principalmente para medir o peso de pontas e de hastes das flechas. Um grain é calculado a partir do peso de um grão de cevada ideal, pesa 1/7000 de libra, e equivale a 0,0648 gramas.
Pontas de flecha costumam ter de 60 a 180 grains, sendo mais comum a faixa de 80 a 120 grains.
Já as hastes são medidas em grains por polegada.
P
Potência
Como chamamos a força exercida pelo arco. Contada em libras, é determinada pela flexibilidade (ou falta dela) das lâminas. Normalmente dividimos em potência nominal e potência efetiva. A potência nominal é a que vem escrita nas lâminas, sua medida de fábrica. Essa medida é feita em uma puxada padrão de 28 polegadas. Já a potência efetiva é quanto o arqueiro efetivamente usa com o material. Alguém com uma puxada menor que 28” vai ter uma potência efetiva menor que a nominal, da mesma forma que alguém com uma puxada maior que 28” terá uma potência efetiva maior.
O jeito mais simples de determinar a potência efetiva é puxando o arco com uma balança. Na falta dela, estimamos a diferença de duas libras para cada polegada de diferença a partir das 28”.
Puxada
É o quanto cada pessoa puxa o arco, normalmente medido em polegadas. Essa medida depende de largura de ombros, comprimento de braços, mobilidade do corpo e domínio de técnica. É uma das medidas mais importantes para o arqueiro, influenciando na escolha de flechas e na força efetiva do arco.
Para medir a puxada, usamos uma flecha-régua e com a pessoa puxando o arco tiramos a medida do ponto de ancoragem até o ponto de contato da mão com o arco. O ideal é fazer essa medida depois de ter alguma experiência no esporte e com um arco leve.